quarta-feira, 24 de agosto de 2011

GABARITO DO QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE QUIMICA GERAL

ESCOLA ESTADUAL MARIA DO CARMO LIMA PINTO
GABARITO DO QUESTIONÁRIO DE QUIMICA GERAL – 1° ANO
1.       Hidrogênio
2.       Ferro e Níquel
3.       Oxigênio, Silício, Alumínio, Ferro, Cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio, Titânio, Hidrogênio
4.       Água – H e O
5.       Hidrogênio e Hélio
6.       Alumínio
7.       78%: N               21%: N                   0,03%: CO²                 0,97%: CH4(METANO) +N²O(óxido nitroso) + vapor d’água
8.       Oxigênio: A Energia das reações com o O é indispensável para a vida, pois é através dele que os seres vivos produzem água e gás carbônico.
Gás Carbônico: é fundamental para as plantas que realizam a fotossíntese.
Nitrogênio:  mantém os ciclos biológicos . É absorvido pelas bactérias que vivem no solo e raízes de certas plantas, que são responsáveis pela decomposição da matéria.
9.       Absorver parte dos raios infravermelhos emitidos  pelo sol e reter a energia térmica na atmosfera, mantendo a temperatura do planeta.
10.   Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Fósforo e Enxofre.
11.   Silicatos de alumínio, óxidos e hidróxidos de ferro.
12.   Transportar nutrientes do solo para as plantas (até às folhas)
13.   Agua de certos minerais e fertilizantes. Usar o calcário.
14.   É uma mistura de gases – Nitrogênio, Oxigênio, Argônio, Gás Carbônico, Ozonio e outros, gotículas de água e diferentes tipos de partículas sólidas.  A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra, protegendo-a dos extremos do espaço e é onde acontecem os fenômenos climáticos.
15.   Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera.
16.   Na estratosfera.
17.   É uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo. Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul. Todo o fenômeno é conhecido como EFEITO ESTUFA.
18.   O Ozônio bloqueia a passagem para a superfície do planeta de certas radiações ultravioleta nocivas ao seres humanos.
19.   São regiões onde ocorreu a destruição do Ozônio, ou seja uma diminuição da densidade do gás devido a presença de certas substancias que liberam produtos que interagem com o ozônio.
20.   Clorofluorcarbonetos ou CFC.
21.   A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera,  aumentando a acidez da água da chuva.
A chuva ácida pode ser transportada através de longas distâncias, podendo cair em locais em que não há fonte de poluentes causadores de chuva ácida.
22.   a) hidrosfera -  H: 66,4% e O: 33%
b) atmosfera -  O: 20,95% e N: 78,08%
c) litosfera – O: 60,4% e Si: 20,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário