terça-feira, 23 de agosto de 2011

O QUE ACONTECE SE UM ÁTOMO GANHA OU PERDE ELÉTRONS?


Quando ganha ou perde elétrons, ele se torna um ION. Veja porque e como:



Alguns átomos, para se tornarem estáveis, liberam ou ganham elétrons, até que sua camada de valência tenha 8 elétrons (teoria do octeto), ou seja, esteja completa.

Cátions e ânions são íons (átomos ou moléculas que perderam ou ganharam elétrons). Cátions têm carga positiva e ânions carga negativa. Então cátions são aqueles que liberaram elétrons e ficaram carga positiva, pois quando liberaram um elétron, seu numero de prótons ficou maior que o número de elétrons, e como o próton tem carga positiva, você bota lá o( '+' )números de prótons que ele têm a mais que elétrons. Com os ânions é a mesma coisa. Mas pra ele se tornar estável, ele ganhou elétrons, ficando com mais elétrons do que prótons, adquirindo assim a carga negativa ( ‘-‘ ).



Para átomos isolados num vácuo, existem constantes físicas associadas ao processo de ionização. A energia necessária para remover electrões de um átomo é chamada energia de ionização, ou potencial de ionização. Estes termos são também usados para descrever a ionização de moléculas e sólidos, mas os valores não são constantes, porque a ionização pode ser afectada pela química, geometria e temperatura locais.

As energias de ionização decrescem ao longo de um grupo da Tabela Periódica, e aumentam da esquerda para a direita ao longo de um período. Estas tendências são o exacto oposto das tendências para o raio atómico. Electrões em átomos menores são atraídos mais fortemente para o núcleo, e portanto a energia de ionização é mais elevada. Em átomos maiores, os electrões não estão presos com tanta força, e portanto a energia de ionização é mais baixa.

5 comentários:

  1. Boa tarde , Lidia ! Tudo bom ? Eu fiquei com uma dúvida : Tem um número máximo de elétrons que um átomo pode receber ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao exatamente dependendo de quantos pedir para o atomo se manter estavel.
      mais os metais doam 1,2,3 eletrons ja os nao metais recebem 5,6,7

      Excluir
  2. Uma pergunta ... como determinamos quando um átomo perde elétrons ?

    ResponderExcluir
  3. Como que um átomo perde elétrons? Um íon negativo pode se formar sozinho, ou seja, sem a presença de outro átomo por perto?

    ResponderExcluir